A importância de preparar o fecho das contas do seu negócio!

In this article:
A importância de preparar o fecho de contas do seu negócio antes do ano terminar!

Analisar as contas do seu negócio antes do final do ano, é crucial para o crescimento e desenvolvimento equilibrado do negócio ao longo dos anos.

Cláudia Pereira

Quem nunca delegou, completamente, ao contabilista o controlo e gestão do fecho das contas do seu negócio?

Quem nunca após o ano a que as contas correspondem já ter passado, pensa e se enquanto o ano estava a decorrer eu tivesse feito alguma coisa?

Quem nunca achou que é uma perda de tempo analisar as contas da empresa, só porque o ano já passou e já não há nada a fazer?

Quem nunca, não é?! Que atire a primeira pedra, quem nunca cometeu estes erros. Mas, o melhor de cometer estes erros é cometê-los rápido e aprender, ainda mais rápido, com eles.

É por isso que hoje, venho falar sobre a importância de preparar o fecho de contas do seu negócio ainda enquanto o ano está a decorrer.

Imagine que, o seu negócio está a funcionar com toda a normalidade, e chega um momento crucial de negociar com a banca, e é aí que percebe que a banca vai analisar as contas do seu negócio e vai perceber como é que está o equilíbrio económico/financeiro do seu negócio. É nesse momento, ou quando a Banca lhe apresenta as condições financeiras, que percebe que devia ter feito mais do que aquilo que fez, relativamente ao fecho das contas.

Quem me tem acompanhado tem me ouvido falar muito sobre estratégia, ou seja, antecipar o que queremos fazer no negócio no ano seguinte e preparar o fecho das contas para que se consiga as melhores soluções. Tenho dito, ainda, que tudo está interligado, a visão do negócio, a estratégica que queremos para o negócio e a sua imagem financeira.

É por isso, que o acompanhamento da evolução do negócio é fundamental para o seu equilíbrio e continuidade e é isso que deve estar no pensamento do empresário quando pensa em acompanhar/controlar o fecho das contas que é o crescimento equilibrado do negócio.

Agora que já percebemos que é fundamental controlar para crescer melhor e de forma saudável, vamos perceber que consequências boas e se trará ao negócio:

1º Visão do futuro:

            – Devemos analisar as contas do negócio para percebermos se o que queremos fazer no futuro se encaixa nos números que o negócio vai apresentar. Por exemplo, imagine que quer expandir o seu atual negócio para uma nova área (uma área complementar à atual ou não), e ao analisar as contas vamos perceber o que é que ainda temos que fazer, ou o que ainda podemos fazer para que essa estratégia se encaixe e quando é o melhor momento para a implementar.

2º Indicadores económico financeiros:

            – Com a análise prévia das contas conseguimos perceber o que devemos fazer para que os indicadores mais vistos, por exemplo pelos bancos, sejam melhorados. Imagine que, no próximo ano, vai necessitar de um financiamento bancário que para expandir o seu negócio. Se os indicadores económico financeiros forem analisados/trabalhados (aqui quando digo trabalhados não é que tenham que ser ludibriados, mas sim trabalhados de forma consciente e assertiva) para que se consiga apresentar os indicadores necessários para obter melhores condições junto da banca. É ou não uma vantagem?!

3º Investimento:

            – Se o ano que está a decorrer é um ano de investimento no negócio é provável que haja alguns indicadores e rubricas um pouco desalinhados do que habitualmente aconteceria, devido a esse mesmo investimento que vai implicar aumentos no ativo e, provavelmente, no passivo do negócio. Neste caso o controlo da evolução dos elementos económico financeiros é fundamental porque vai ajudar o empresário a ter conhecimento de toda a implicação desse investimento na contabilidade, e sempre que for questionado sobre o que aparece na contabilidade ele sabe justificar de forma clara e assertiva aos esclarecimentos que lhe forem solicitados, sejam eles por parceiros de negócio, por entidades financeiras, investidores, fornecedores, etc.

Tal como referi, anteriormente, está tudo interligado, a empresa percebe se é o momento ideal para investir ou não, através da análise dos rácios, dos indicadores económico financeiros, através do controlo da evolução do negócio e de como ela é espelhada a nível financeiro.

Este acompanhamento e controlo é muito importante porque já percebemos que mexendo num indicador ou rubrica para a melhorar, poderemos estar a piorar outro ou outra, daí ser fundamental aliar a análise da contabilidade à visão de futuro do negócio e à sua estratégia.

OK, isto é tudo muito importante, mas como é que eu faço?!

É aconselhável, que sejam feitas reuniões regulares com contabilidade onde serão feitas a análise de variadíssimos documentos, entre eles balancetes periódicos, Balanço e demonstração de resultados previsional, pois é com esta informação que poderemos ver como está o negócio atual e perspetivar o fecho do negócio no final do ano. E ainda com a análise desta documentação que conseguimos Tomar decisões do que ainda há para fazer e melhorar com isso a imagem financeira do negócio.

Imagino que está a viver o dia 30 de outubro do seu negócio, e neste dia está a reunir com a contabilidade e a analisar o fecho do negócio a 31 de dezembro através de documentação, sendo ela, Balanço e demonstração de resultados previsional a 31 de dezembro, Através desta documentação vamos analisar se a imagem que nos está a ser apresentada previsionalmente é essa que nós queremos fechar ou se há algo que queremos melhorar.

Assim, percebemos que a contabilidade não existe apenas por ser obrigatória, mas sim para ser trabalhada (bem trabalhada), deve ser orientada para melhor responder às necessidades de cada negócio, mas para isso é necessário alocar tempo às reuniões, a Visão estratégica do negócio (temos que pensar mesmo naquilo que queremos para o nosso negócio, de como é que o queremos ver daqui a 2/3/5 anos), e que não devemos deixar para segundo ou terceiro plano, o que na maioria das vezes acontece, estas reuniões, elas servem para pensar no futuro.

Reflita, do que quer fazer para o próximo ano no seu negócio e prepare já a imagem financeira dele para que consiga junto dos seus parceiros as melhores soluções.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Partilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos recentes

Artigos em destaque

Assine nossa Newsletter