O plano de negócios e o sucesso do negócio!

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É o planeamento de todo o negócio, conforme o empreendedor/ empresário pretende implementar, é aqui que vai estabelecer todos os passos necessários para alcançar a viabilidade do negócio.

O plano de negócios e o sucesso do negócio!

Empreendedor – é aquele que ainda não tem nenhum negócio, mas tem ideias e sonhos que gostaria de vir a transformar num negócio;

Empresário – é aquele que já tem um negócio no mercado a funcionar, mas com isso nada o impede de querer expandir, investir, numa nova área ou num negócio que já tem em funcionamento.

Porque é que eu defendo que antes de iniciar qualquer negócio deve elaborar um plano de negócio? Porque o plano de negócios será a bússola do empreendedor/empresário e é através do plano de negócios que irá delinear todo o caminho que irá percorrer o negócio.

O plano de negócios não é mais do que um documento de planeamento que descreve todo o negócio, conforme o empreendedor/ empresário pretende implementar, é aqui que vai estabelecer todos os passos necessários para alcançar a viabilidade do negócio.

Sim, eu não aconselho qualquer pessoa que tem uma ideia de negócio, que queira fazer um incremento no seu negócio, uma expansão para novos mercados, ou até mesmo um investimento no negócio atual, ou uma mudança de emprego (por conta de outrem para conta própria), sem antes elaborar o plano de negócios/ plano de investimentos. Porque, este documento é fundamental para o empreendedor/empresário saber para onde vai, como delinear todo o negócio e perceber, antes de investir, se este será viável ou não.

Provavelmente estará a pensar, mas não podemos fazer com que o plano seja viável? Sim, é verdade, podemos! mas para fazer isso terá de pensar em todas as ações, objetivos, e metas que terá de atingir para o tornar viável, e isso irá permitir ao empreendedor/empresário saber de antemão o que tem de ser feito, e é este o principal objetivo do plano de negócios, antes de avançar para o investimento saber tudo o que terá de fazer para este se tornar lucrativo.

Se bem que na realidade em Portugal, poucos são os empreendedores/empresários que o fazem, por um lado porque pensam ser uma perca de tempo e por outro porque o investimento em fazê-lo é grande, e pagar a alguém para o fazer vão achar sempre caro o preço.

Pasme-se!

Sabia que os negócios que iniciam com planos de negócio ou planos de investimento, leia-se com estrutura pensada antes do seu início, são negócios com maior probabilidade de se manterem no mercado com lucro, rentáveis e sustentáveis ao longo do tempo?!

Como referi inicialmente o plano de negócios é uma bússola para qualquer negócio, tem como principais funções:

  1. Diagnosticar
  2. Analisar
  3. Planear.

Estas funções são fundamentais serem pensadas, refletidas desde que a ideia surge até a implementação do negócio no mercado.

O plano de negócios tem vantagem na sua execução antes da implementação do negócio, como após a implementação do negócio. E é aqui que muitos empreendedores/empresários não valorizam o plano de negócios, por que acham apenas que o plano de negócios serve para conseguirem algo, ISTO é, habitualmente os empreendedores/empresários só pensam em elaborar um plano de negócios quando algum dos seus parceiros o solicita, e nunca, ou raríssimas vezes, o elaboram para o próprio negócio, para o desenvolvimento do negócio, e é aqui que surge uma das mais importantes vantagens do plano de negócios, que é:

Perceber se o investimento que estamos a fazer no nosso negócio está a ser de acordo com aquilo que delineámos no plano, a nível financeiro perceber se estas projeções financeiras que foram efetuadas, pensadas para o decorrer do investimento, do negócio estão a acontecer conforme projetámos e esperamos ou não.

No caso não estar conforme o esperado, o plano de negócios dá-nos a possibilidade de rever tudo aquilo que não estiver a acontecer conforme projetado, por exemplo rever os custos, atualizar os preços, permite-nos tomar decisões com vista à sustentabilidade do negócio. e é isto na maioria das vezes, ou melhor, arrisco-me a dizer sempre que é exigido um plano de negócios a um empreendedor/empresário o que acontece é que ele é elaborado e depois é esquecido.

Assim sendo, um plano de negócios não deve ser visto apenas como pontual e com o objetivo de se conseguir, por exemplo, um financiamento bancário, um investimento externo, mas sim como uma ferramenta de trabalho, desenvolvimento do negócio ao longo dos anos porque a qualquer momento poderá ser adequado à situação que estará o negócio a viver.

Agora vamos passar uma parte mais prática, vamos perceber como é que um plano de negócios deve ser estruturado. É certo que o plano de negócios deve ser delineado, adequado a cada tipo de negócio e pode ser dividido nos seguintes tópicos:

Sumário executivo (devo resumir tudo o que vai ser abordado em todo o plano, de forma clara, sucinta e de fácil compreensão. Deve, ainda, despertar a curiosidade e o interesse do leitor);

Missão (deve ser relatado o principal propósito do negócio, de forma clara e para o entendimento de todo o Público (desde investidores, colaboradores, clientes, etc. numa frase deve ser dito o que faz, para quem faz, e por que o faz;

– (aqui deve ser explicado como surgiu a ideia, a experiência relevante dos empreendedores ou já empresários para o desenvolvimento deste negócio);

Mercado (deverá ser definido qual o mercado para este produto/serviço, a sua dimensão virgula quais são os seus principais concorrentes e a quem se destinam, ou seja, os seus principais clientes);

Nova ideia e o posicionamento no mercado (neste ponto deve ser explicado com todo o detalhe a nova ideia de produto/serviço, quais são os seus responsáveis, quais as valias de gestão);

Estratégia comercial (definir o preço do produto/serviço, margens envolvidas, a estratégia de vendas, estratégia de marketing, as valências da equipa de vendas);

– gestão e controlo de gestão (aqui deverá ser explicado como vai ser feita a gestão do negócio e todo o seu controlo, desde quem vai fazer quais as valências que deverão ter etc.);

– Investimento necessário (neste ponto deve ser explicado o tipo de investimento que é pretendido, o necessário para a implementação do negócio deve ser explicado qual a finalidade, o prazo, a modalidade, etc.);

Projeções financeiras (aqui deve ser elaborada a análise previsional do negócio (que habitualmente é feito entre 5 e 10 anos), devem ser explicadas de forma clara e objetiva as várias projeções, por exemplo, mapa de Cash-flow, mapa fluxo de caixa, Balanço, demonstração de resultados, etc. Deve ainda ser explicado e fundamentado a existência de viabilidade ou não no negócio);

Anexos (aqui devem ser inseridos todos os anexos necessários que servirão para complementar o plano de negócios e tudo o que foi referido no mesmo, por exemplo, estudos de mercado, orçamentos, patentes, acordos, etc.);

Sublinho que a elaboração do plano de negócios deve ser:

– Com linguagem simples (há quem já me tenha ouvido dizer que deve ser feito para uma criança de 8 anos ou entender sem dificuldade);

– Realista (para que o empreendedor/empresário não criem expectativas demasiado sonhadoras)

– Abordar os pontos Fortes e fracos do negócio;

– Referir os pontos críticos ao desenvolvimento do negócio.

Se é investidor/empreendedor/empresário e pretende implementar no mercado uma nova ideia não dispense a elaboração do plano de negócios ou plano de investimentos, pois é este que lhe vai mostrar se deve ou não avançar com o negócio.

Não seja mais um dos milhares de empreendedores/empresários que investem sem plano de ação e depois, quando começam a aparecer as dificuldades não sabem como reagir, muito menos o que fazer de forma clara e assertiva, ou seja, não sabem tomar decisões.

Começo por tomar a melhor decisão para si e para o seu negócio, e decida elaborar o plano de negócios/plano de investimentos antes de avançar, porque este vai ajudá-lo a estruturar o seu negócio e a pensar a longo prazo.

Se quer ser o próprio e elaborar o plano de investimentos para o seu negócio, clique no botão abaixo e tem um curso que os ajudará na elaboração do seu plano.

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