In this article:

Plano Estratégico Financeiro

Cláudia Pereira

Elaborar um plano estratégico financeiro serve para materializar, tomar consciência de tudo o que pretendemos que aconteça num negócio, escrever facilita a execução e o seu controlo.

Ter uma estratégia financeira é a forma de manter um negócio estável ao longo da sua vida, porque a estratégia é pensada e adaptada de acordo com a necessidade do negócio e acompanhando o seu crescimento.

Criar uma estratégia financeira, não se faz apenas uma vez na vida dum negócio, esta deve ser feita para o longo e curto prazo e adaptada a todo o momento. Isto acontece, porque os negócios não são estanques e devem adaptar-se às mudanças constantes do mercado, clientes, conjuntura entre outras.

Possuir uma visão financeira geral do negócio é crucial para prever situações negativas e controlá-las, saber onde o seu dinheiro está a ser aplicado e investido e fazer reajustes, caso haja necessidade.

O que é estratégia financeira?

É a forma de gerir o dinheiro da empresa, seja ela, grande ou pequena. Haver estratégia financeira é tão ou mais importante nas empresas pequenas, como nas grandes.

No meu ponto de vista, este é um erro crasso que os empresários dos pequenos negócios cometem, pensarem que é perda de tempo pensar na estratégia financeira ou simplesmente não elaborarem uma estratégia financeira por não terem tempo, que na realidade é ausência de gestão de prioridades. Acredite, elaborar estratégia financeira dão anos de vida aos negócios.

Bom, voltando ao que é estratégia financeira. É a administração das entradas, saídas, custos, receitas, lucro e todos os processos que envolvem pagamentos, recebimentos, definição de objetivos, desde melhorar um produto até decidir na expansão do negócio, bem como estar atento à concorrência e preparar o negócio para momentos de crise.

A estratégia financeira pode dividir-se em:

– Curto prazo, é aquela que trata dos assuntos do dia a dia, como pagamentos, recebimentos, créditos, débitos e negociações;

– Longo prazo, é aquela que pensa no futuro do negócio, pensa no seu crescimento, desenvolvimento e expansão. Como criar novos produtos, inseri-los no mercado, entrar em novos setores, abrir novas lojas, ou seja, planeia os investimentos que necessitam de tempo para serem colocados em prática.

Como criar um plano estratégico financeiro?

Uma boa gestão financeira deve ter por base um bom planeamento estratégico, e este deve ter 7 etapas.

(Esta estrutura de planeamento estratégico financeiro foi criada por mim de acordo com a experiência que tenho nas PME e considerando a organização que precisam, acredito que este plano satisfaça várias necessidades do negócio, por que alia a estratégia geral com a estratégia financeira).

Etapas para a criação do plano estratégico financeiro:

  • Visão:

Aqui definimos como queremos que o negócio seja visto e reconhecido no mercado a longo prazo (5 a 10 anos).

  • Objetivo financeiro anual:

Definimos 2 a 3 pontos financeiros que são estratégicos para o negócio se tornar cada vez mais forte e mais próximo da Visão que foi definida.

Estes objetivos, na minha ótica devem ser ambiciosos, porque a estratégia a definir será para atingir objetivos ambiciosos o que torna mais fácil chegarmos aonde queremos.

  • Orçamento:

Deve ser feito 3 tipos de orçamento (real, pessimista e otimista), sempre com a intenção de que o otimista seja atingido.

Ao elaborar estas 3 hipóteses, vamos perceber o que podemos fazer e evitar em cada uma delas e acima de tudo pensar nos fatores externos que NOS podem prejudicar. Assim estamos preparados e focados na solução, caso algo inesperado aconteça.

Aqui vamos projetar as receitas, despesas, custos e investimentos.

  • Ações Estratégicas:

Nesta etapa vamos definir o que fazer para atingir o objetivo definido. Vamos criar planos de ação para a sua execução.

  • Políticas financeiras:

vamos definir princípios para a formulação e decisão, de forma a garantir a execução do orçamento, e caso haja desvios, corrigi-los.

  • KPI (Key Performance Indicator):

Aqui definimos como, quando e em que medida as ações serão avaliadas. Devemos estipular métricas para acompanhamento da sua execução.

  • Responsável:

O principal responsável pela elaboração do plano estratégico financeiro é o departamento financeiro, mas como esta estrutura alia a estratégia geral e a financeira, no final, poderá existir ações que serão redirecionadas para outros departamentos e poderá ficar logo definido. Sendo da responsabilidade de cada departamento o controlo, monitorização da sua execução.

Gerir uma empresa de forma proativa é fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento equilibrado!

O uso da estratégia financeira para o crescimento dos negócios faz com que seja possível evitar o uso indevido de dinheiro, saber diferenciar um gasto dum investimento e antecipar uma falência precoce dum negócio, porque vamos projetando objetivos e metas cada vez maiores ao longo dos anos e de acordo com a capacidade do negócio.

Ainda acha dispensável fazer plano estratégico financeiro?
Deixe nos comentários a sua opinião!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Partilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos recentes

Artigos em destaque

Assine nossa Newsletter