Plano estratégico nos pequenos negócios?!

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o plano estratégico é o ponto de partida de qualquer negócio. Porque todos os negócios começam no ZERO e os grandes de hoje, já foram pequenos e uma das estratégias que os levaram a essa dimensão foi o planeamento e organização.

Plano estratégico nos pequenos negócios?!

O final do ano é sempre altura de reflexões e nos negócios, não é exceção.

Com um novo ano a começar, todos os empresários deviam de parar, refletir como decorreu o ano que está a terminar e pensarem na estratégia do próximo ano. Devemos de definir como queremos que o nosso negócio seja conhecido no próximo ano, por nós, pelos colaboradores e pelos nossos clientes.

A isto se chama plano estratégico, e é fundamental a sua elaboração para o alinhamento dos colaboradores ao propósito, política e valores do negócio. A sua existência ajuda-nos em muitas áreas do negócio, como a contratação de colaboradores, quando percebemos se os valores colidem, com os nossos clientes igualmente, isto facilita a nossas decisões quando percebemos que contratamos alguém que não partilha dos mesmos valores e assim rapidamente percebemos se devemos ou não os dispensar, e em relação aos clientes, percebendo se se trata de clientes que queremos ou não.

É por isto que eu defendo que qualquer negócio, independentemente da sua dimensão, deve ter plano estratégico.

Só através dele consegue ter clareza sobre tudo o que está ao seu redor, desde produto, colaboradores, clientes, etc.

Mas o meu negócio é tão pequeno, será que valerá a pena o fazer?

Claro que sim, o plano estratégico é o ponto de partida de qualquer negócio. Porque todos os negócios começam no ZERO e os grandes de hoje, já foram pequenos e uma das estratégias que os levaram a essa dimensão foi o planeamento e organização.

É certo que quando o negócio é pequeno, muitas das responsabilidades estão delegadas na mesma pessoa, com a evolução crescente irá auxiliar a definição de departamentos e divisão da responsabilização pela contratação de novos colaboradores. Como em tudo, é um processo!

É uma realidade nas médias e grandes empresas, também deve ser nas micro e pequenas…

Se o planeamento é uma realidade nas médias/grandes empresas e torna-se mais fácil a sua elaboração devido à existência de departamentos diferenciados e bem distintos, sem que para isso descorem das vendas, é certo. O que nem sempre é possível nos pequenos negócios, porque nestes negócios o final do ano, habitualmente, é o momento em que vamos “atrás do prejuízo”, pensamos que no último mês do ano podemos fazer o que não fizemos nos últimos 2,3 ou 4, é também, por isto que defendo a existência de planeamento, porque vai ajudar a que isso não aconteça e tenha um ano mais equilibrado ao longo dos meses.

Para efetuarmos a elaboração do planeamento estratégico do negócio, devemos de responder a várias questões que nos vão ajudar a definir:

– Visão (Para onde queremos ir);

– Missão, Valores e Princípios (Porquê?);

– Eixos estratégicos (O quê?);

– Objetivos estratégicos e objetivos anuais (Até onde?);

– Iniciativas (Como?);

– KPI´s (Quanto e quando?);

– Responsáveis (Quem?).

É certo que responder a estas questões, tem por detrás a identificação de oportunidades de crescimento (envolvendo toda a equipa), efetuar um diagnóstico interno (análise de clientes, fornecedores, financeiro, operacional, organizacional, cultura) e externo (mercado, concorrência, tendências, etc), definição de objetivos (definir até onde queremos chegar, aqui aconselho que devemos ser ambiciosos e tangíveis), plano de implementação (definição de cada iniciativa/KPI, porque quem vai ser feito, como vai ser feito e quando).

Após a definição/elaboração do plano, este não deve ser colocado na prateleira

Deve por um lado ser exposto e explicado a todos os colaboradores, para estes estarem envolvidos com tudo o que deve ser feito e de que forma, estarem todos a trabalhar na mesma direção, e por outro lado deve ser revisto de 3 em 3 meses, para que seja controlado a sua execução de forma a se perceber se está a ser cumprido e caso não esteja, que seja possível rever e definir ações corretivas.

Deve ser feita uma comunicação frequente da visão e estratégia do negócio de modo que não seja esquecido, pois sabemos, que no dia-a-dia somos absorvidos por muitas solicitações, mas não devemos trocar o essencial pelo acessório.

A comunicação frequente da estratégia é fundamental para a envolvência de toda a equipa na cultura e estrutura do negócio para que a sua execução seja feita por todos.

A definição da estratégia é a forma de escolher se queremos trabalhar bem ou trabalhar duro. É a forma que temos de escolher o jogo que queremos jogar e a forma que temos de trabalhar para sermos os melhores nesse jogo.

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