O Consumo Consciente na visão financeira da Money & Happiness

Quando decidimos abordar o tema dos sabotadores do consumo consciente, percebemos que poderá haver alguma confusão causada pelo uso da terminologia em outros campos do conhecimento. Por isso, decidimos falar um pouco mais sobre nossa visão financeira do consumo consciente para alinharmos as expectativas em relação ao conteúdo deste E-Book.

O termo consumo consciente pode, também, ser referenciado numa vertente sustentável/ecológica, económica e social.

Neste caso, elaboramos este E-Book com foco pragmático do consumo consciente na vertente financeira, na perspetiva de um indivíduo que deseja fazer uma boa gestão do seu dinheiro, sem julgamentos de valor ou defesa de alguma ideologia.

Defendemos apenas que sejamos mais criteriosos no momento da concretização do ato de consumir. Que procuremos categorizar se se trata de um consumo essencial ou supérfluo, ou se, por outro lado, é algo que necessitamos ou apenas queremos. Mas, mais que isso, se a decisão de compra não colocará em causa uma necessidade futura, as nossas perspetivas de poupança e, no limite, a concretização de algum objetivo mais relevante.

É uma fórmula simples, mas muitas vezes negligenciada:

  1. Efetuar o controle das receitas e despesas;
  2. Separar a poupança no início de cada mês;
  3. Usar o que sobra para comprar o que queremos;
  4. Evitar sempre que possível o endividamento;

A mensagem que quero passar neste E-Book tem o objetivo de alertar que todos nós estamos sujeitos a motivadores de consumo internos e externos que, em algumas situações, agem contra nós levando-nos à compra de forma inconsciente, e que, após conhecê-los e percebermos os sinais da sua manifestação, estaremos mais preparados para os evitarmos.

Desejo a todos uma boa leitura e que vos ajude na construção do caminho para a liberdade financeira!

Faça download aqui!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment