In this article:
Muito se fala de finanças pessoais e de literacia financeira, e pouco se fala da forma como podemos conquistar nossa liberdade financeira.

Caminho para a Liberdade Financeira

Muito se fala de finanças pessoais e de literacia financeira, por tratar-se de um assunto de extrema importância para o nosso bem-estar. No entanto, pouco se fala do caminho como podemos conquistar nossa liberdade financeira.

É certo que desejamos melhorar nossas finanças pessoais, mas, não raro, pensamos que é impossível ou que não passa de um sonho. Mas acreditem, só é impossível se continuarmos a fazer o mesmo que sempre fizemos. Para além de os impossíveis não existirem, deixamos de pensar que é impossível quando começamos a mudar nosso comportamento e criamos hábitos financeiros saudáveis – pois só assim teremos resultados diferentes.

A criação de um novo hábito é um passo para a realização de um sonho/objetivo.

No meu trabalho como consultora financeira pessoal o foco principal é apoiar a construção de hábitos financeiros saudáveis para o caminho para a liberdade financeira.

Na minha visão, entendo que para se agir é preciso primeiro conhecer o problema e, nesse sentido, trabalho inicialmente em dois pontos: com a literacia financeira e com a identificação de padrões – no primeiro, para que se conheça e entenda os conceitos básicos da gestão financeira e, no segundo, para que consiga identificar os seus bons e maus hábitos financeiros.

Com estas informações, definimos juntos o que deve ser mantido e o que precisa ser alterado para que inicie o caminho para o alcance dos seus sonhos e objetivos. Trabalhamos sempre com o foco na construção de bons hábitos financeiros.

Colocando tudo isto de forma objetiva

Primeiro, devemos pensar que o dinheiro não serve apenas para pagar contas, mas sim para termos/conseguirmos a vida que desejamos, para vivermos mais tranquilos, mais felizes, para atingirmos a liberdade financeira! ⠀

Para começarmos a fazer uma gestão eficiente do nosso dinheiro, precisamos criar os 4 hábitos seguintes:
 ⠀
1º Hábito: Elaborar um orçamento familiar pormenorizado (mensal e anual) e em família (incluindo filhos);⠀


2º Hábito: Analisar de forma crítica todas as receitas e todas as despesas e analisar de forma critica os nossos padrões comportamentais que prejudicam as nossas finanças – compras por impulso, gastos desnecessários, entre outros;


3º Hábito: Criar uma conta poupança, que vamos chamar de conta de emergência, que será apenas usada num caso extremo (p.e. de perda de emprego, ou numa situação pandémica que ficamos sem rendimentos).

4º Hábito: Investir o dinheiro. Após estabelecido o 3º hábito, e na existência de poupança extra (deverá ser constuída por, pelo menos, 10% do nosso salário mensal e ser o primeiro pagamento que fazemos no mês, mesmo antes do pagamento das despesas) é hora de colocar o seu dinheiro a trabalhar para si e construir o caminho para a liberdade financeira.

Como primeiro passo para a liberdade financeira, oferecemos a todos a Grelha do orçamento familiar e mais uma surpresa, disponível em site www.moneyhappiness.pt.

Lembrem-se, só conseguimos resultados diferentes, se começarmos a fazer de forma diferente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Partilhe esse post

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos recentes

Artigos em destaque

Assine nossa Newsletter